top of page

Pavão é um município brasileiro do estado de Minas Gerais,com população estimada de 8.589 habitantes (IBGE/2010), originou-se de pequenas fazendas que se dedicavam à agropecuária, incluindo bubalinocultura e extração de pedras semipreciosas. Sua emancipação política ocorreu a 1º de março de 1963, por intermédio da Lei nº 2.764, de 30 de Dezembro de 1962, momento esse de muita festa e orgulho para os munícipes de Pavão, pois a partir daquele podiam escolher seus próprios líderes políticos retirados das fileiras de seu próprio meio.

A origem do nome “ Pavão” deve-se ao fato de que uma ave dessas foi abatida por exploradores de poaia(Ipecacuanha) e a ave abatida caiu no córrego , que conservou este nome até a presente data.

Pertencente à região administrativa de nº 168, com sede em Teófilo Otoni, o município de Pavão localiza-se no Nordeste Mineiro, no vale do Mucuri. Sua sede, assentada a uma altitude de 362 metros acima do nível do mar. Ocupando uma área de 532 quilômetros quadrados, suas terras espraiam-se, até os limites com os municípios de Águas Formosas, ao norte; Novo oriente de Minas, a leste; Teófilo Otoni, ao sul e Carlos Chagas, a oeste. Orograficamente seu território pode ser descrito como montanhoso e parte ondulado, com pequenas planícies, no mesmo destacando-se algumas elevações mais importantes: Morro do Arsênio, Morro da Velha Terra e Morro do Santinho. Hidrograficamente, o município é formado pelo Rio Mucuri, com que faz limite e alguns córregos: Novo, Palmeiras, do Meio e Pavão.

O clima é quente, solo fértil, ótimo para agricultura e pastagens. A vegetação é formada em grande parte por capim colonião,  com capoeiras e mata virgem em pequena quantidade.

No território encontram-se minas de pedras semipreciosas. A fauna é formada por animais de pequeno porte: capivara, paca, tatu e alguns pássaros. A pescaria não é feita, pois não existem peixes.

PAVÃO - MG

bottom of page